Defender um amigo




Acho que amizade é uma das coisas mais complicadas que existem. No amor eu tive sorte. Já estou namorando há seis anos e tudo é flores em 99,99% do tempo. 

Mas amizade? Eu não sei nada sobre esse treco! Amizade superficial até que é fácil. Só dá oi de vez em quando, parabéns no aniversário. E pronto. 

Amizades profundas são misteriosas. Não existe um compromisso formal como geralmente há no amor.

Pensando bem, não escrevi esse post para falar de amizades profundas e sim sobre defender um amigo. Não importa se é um amigo íntimo ou apenas um conhecido. 

Queria dizer que eu costumo ser bem desajeitada nesse quesito. É particularmente espinhoso quando dois amigos seus não se dão bem. E aí, o que você faz? Escolhe o lado de um e briga com o outro? Às vezes defender os dois lados pode acabar te fazendo perder os dois amigos.

E quando é amigo de internet então, há um imenso problema de comunicação! Eu experimento isso o tempo todo. Sempre tento colocar carinhas ou corações no final das minhas frases pra deixar claro que estou sendo amigável. Pra não sugerir que falei uma frase secamente. Mas mesmo assim eu falho. 

Há uns três anos houve uma situação em que eu tentei defender uma pessoa num chat. Eu senti que um cara havia sido ligeiramente rude com esse escritor que admiro e lá fui eu me meter. Resultado? Eu e esse cara discutimos bastante. Eu me esforcei para ser gentil, mas no final deu tudo errado. Felizmente enviei uma mensagem privada para o escritor depois pedindo desculpas pela confusão e ele entendeu totalmente meu ponto de vista.  
 
Mas nem sempre isso acontece. Algumas vezes já tentei defender pessoas que nem perceberam que estavam sendo defendidas. Eu não me importo muito, já que não fiz isso para receber um agradecimento, mas porque eu senti que deveria fazer, mesmo com o risco de passar por ser inconveniente em público.

Recentemente passei por uma situação parecida em que acendeu meu senso de "defender" mas eu talvez não tenha feito isso de um jeito bom e pode ser que eu tenha ferido sentimentos das duas pessoas envolvidas.

Enfim, eu só queria dizer que não sei lidar com a internet. A vida real é bem mais fácil, pois eu sempre posso procurar a pessoa para pedir desculpas quando faço coisa errada. Não importa que minha intenção tenha sido fazer a coisa certa se fiz isso de um jeito errado.

Na internet às vezes eu não consigo encontrar a pessoa para conversar e me desculpar e me sinto mal por isso.

Eu não gosto de discussões de internet porque em boa parte das vezes a coisa não era para ser uma discussão. Só houve um mal entendido, um erro de comunicação.

Então esse post é só pra dizer que eu tento defender pessoas, mas não sei fazer isso bem. E eu acho isso uma droga.


Comentários