Austin Osman Spare: The Occult Life of London's Legendary Arstist, por Phil Baker




Maravilhoso livro! Depois vou ver se gravo um vídeo falando mais sobre ele.

Eu adorei tudo. O autor fez pesquisas muito profundas sobre a vida do Spare e a leitura me trouxe muitos momentos fantásticos.

Houve o momento: "O quê? Como assim?!" e diversas surpresas. Não sei bem como eu imaginava a vida do Spare e sua personalidade. Eu já conhecia um pouco pelos livros que li dele e após a leitura do livro sobre o tarot que ele fez.

Mas essa biografia me surpreendeu. Spare é realmente complexo. É apaixonante. Ele ao mesmo tempo não está nem aí para nada, mas... uau! Fico sem palavras. Eu o admiro pra caramba.

Antigamente eu não gostava do Spare, da forma que ele escrevia e sua visão de mundo, embora eu sempre tenha gostado dos desenhos dele. Mas hoje em dia eu amo tudo: seus desenhos, sua escrita, suas visões às vezes contraditórias, seus altos e baixos.

Bravo, Spare! Espero ler mais livros seus.

Kenneth Grant realmente revolucionou a magia, e a magia do caos, trazendo Spare e Lovecraft para a cena do ocultismo. Grant é outro cara com uma personalidade e tanto, dado para a fantasia e o mistério.

A cena do ocultismo está realmente repleta de figurões. E eu só me divirto, ehehe. 

OK, eu não resisto, vou ter que transcrever essa passagem:

"... como um puro experimento mágico - eu realmente desejei um 'grandioso'. Aconteceu num período muito curto. Era um 'órgão tão potente' que nenhuma mulher que eu conhecia era larga o bastante... em vez disso, elas logo eram vencidas! Eu simplesmente não consegui colocar em ninguém - muitas velhas prostitutas famosas (que tinham largas aberturas) no Elefante [Elephant and Castle pub] se lembram. Demorou mais de três dias para descobrir como reduzir... E, a propósito, leva três dias para crescer e eu consigo reproduzir esse ato sempre que eu quiser. Acontece não só como interação psicossomática, mas é tanto algo abstrato como concreto"  

Esses dois eu já tinha botado no Facebook:

Cartões Surrealistas de Previsão de Corrida, por Austin Osman Spare. Acho que essa é a propaganda mais sincera que já vi:

"AZARADO EM JOGOS DE AZAR?
Então por que não experimentar comprar um pacote de Cartas de Previsão Surrealistas? Feitas por um famoso artista místico e autor, elas foram originalmente planejadas como uma piada, mas ele descobriu que as cartas acertavam os vencedores no caso dele, e em muitos outros. Pode ser usado em qualquer corrida, em qualquer momento do ano, e o mesmo pacote vai durar por anos. Essas cartas não são garantia, já que elas reagem diferente no caso de cada indivíduo, mas elas permitem que você conduza um interessante e quem sabe lucrativo experimento com a sorte. Obviamente, se elas fossem infalíveis nós estaríamos tão ricos que nem precisaríamos colocar esse anúncio. Então nós fazemos essa oferta muito justa. Compre um pacote com instruções completas por 5/-. Se você achar que ele não tem nenhum uso para você, o dinheiro será devolvido sem pergunta ou argumento"

"Conhecendo o gosto de Crowley por comidas exóticas e misturas afrodisíacas, Spare preparou alguns bolinhos revestidos de açúcar com esterco de cavalo e cocô de cachorro e os apresentou ao Mestre no chá da tarde, dizendo a ele que eram uma receita da dinastia T'ang. Crowley mastigou impassivelmente com Spare o observando de perto, até que Spare deixou escapar a verdade. Crowley manteve a mesma expressão branda e disse: 'Eu imaginei'."

Comentários